quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos em Guadalajara

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foram abertos oficialmente na noite desta sexta-feira pelo presidente mexicano, Felipe Calderón, durante uma festa alegre e colorida no estádio Omnilife,lotado por 45 mil pessoas.
Como determina a tradição, as delegações dos 42 países participantes desfilaram pelo estádio, e a do Brasil foi uma das mais aplaudidas pela multidão que lotou o estádio.
Quando o grupo mexicano Maná começou a tocar, os brasileiros foram os primeiros a cair na dança, seguidos pelos atletas de outros países.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi protagonizado pelo ídolo Vicente Fernández, que cantou à capela o hino nacional mexicano. Em seguida, os trompetes dos mariachis tocaram o clássico 'México lindo e querido'.
O colombiano Juanes fez o público dançar com o tema "Es tiempo de cambiar" (É tempo de mudar).
A pira pan-americana foi acesa pela saltadora ornamental mexicana Paola Espinosa, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, que sobrevoou o estádio suspensa por cabos.
A cerimônia reuniu alguns dos esportistas mexicanos mais destacados da história, como o jogador de futebol Rafael Márquez, a golfista Lorena Ochoa, o saltador aquático Fernando Platas e os boxeadores Saúl 'Canelo' Alvarez e Julio Cesar Chávez.
Os Jogos Pan-Americanos são realizados a cada quatro anos sob o patrocínio da Organização Desportiva Pan-Americana (0depa), com sede no México, e sua origem remonta a 1932, quando durante as Olimpíadas de Los Angeles um grupo de dirigentes latino-americanos propôs um torneio similiar com todas as nações da região.
Em Guadalajara, os Jogos terão 36 esportes, e 15 concederão vagas para as Olimpíadas de Londres-2012.
Os Estados Unidos são o principal favorito a liderar o quadro de medalhas, mas o Brasil aparece como força em vários esportes, incluindo natação, judô e vôlei.
Nas 15 edições dos Jogos, os Estados Unidos já conquistaram 1.769 medalhas de ouro, Cuba, 781, e Canadá, 347.
 O México, juntamente com o Brasil, é um forte candidato a ficar na terceira classificação geral do quadro de medalhas, a tradição dos primeiro e segundo lugar é, respectivamente, de Estados Unidos e Cuba.
Para alcançar esse terceiro lugar mais uma vez, o feito já ocorreu no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, ou até mesmo desbancar Cuba do segundo lugar, o Brasil aposta em alguns atletas e equipes que estão se destancando em competições nos últimos anos.
As principais apostas do país são:
- Seleções masculina e feminina de futebol
- Ginástica (Atletas como Diego Hypólito e Jade Barbosa, principalmente)
- Seleção masculina de vôlei de quadra (comandada pelo técnico Bernardinho e praticamente invencível nas competições que disputa)
- Natação (principalmente César Cielo, que ganhou várias medalhas na última olímpiada, e Thiago Pereira)
- Atlestismo (corrida, com Carlos Roberto Pio no revezamento 4 x 100m e Bárbara Faria no revezamento 4x 400m)
      Para não perder um só lance de 14 a 30 de outubro, fique ligado na programação! A Rede Record adquiriu os direitos e será o único canal aberto a cobrir o evento.  Portanto não perca um só jogo ,vamos torcer muito pelo Brasil no Pan !  Pois é muito bom para os  atletas e os futuros atletas  também  do  nosso país trazendo mais prestígio ,mais patrocinadores e diferentes esportes, tirando muitas crianças das ruas e do sedentarismo dando saúde ,educação e lazer para nossa sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário